Só a comida boa e o atendimento podem não ser suficientes para fidelizar o cliente.
Baseado nisto, um estudo apontou que, ao chegar em um estabelecimento de alimentação fora do lar, 3 sentidos são prontamente aguçados: Visão, olfato e audição.
Esses sentidos entram em cena antes mesmo do paladar e do olfato, por isso a importância de dar a devida atenção para a música ambiente.
Uma pesquisa realizada por North em um restaurante inglês indicou, por exemplo, que os clientes gastaram em média 2 libras a mais por pessoa quando escutaram música clássica em vez de pop.
De acordo com uma pesquisa do centro de psicologia da Universidade de Leicester, tocar música clássica em restaurantes incentiva os clientes a gastarem mais, porque faz com que se sintam mais ricos.
Enquanto isso, a – menos sofisticada – música pop levou as pessoas a gastarem 10% a menos em suas refeições.
Conquistar o consumidor por meio de avisos sonoros e músicas parece ser algo simples, mas é preciso muito estudo para realmente afinar tal estratégia – e não cometer o erro amador de colocar simplesmente seu gênero de música preferido.
O empreendedor, muitas vezes, coloca a música de que ele mais gosta tocando. O que tem é prevalecer é a construção da marca.
O gênero deve ser alinhado à proposta do seu negócio e aí estilo do público que você pretende alcançar.
Ao ouvir o som, olhar o ambiente e ver os funcionários e a identidade visual, o cliente tem que se conectar sensorialmente e se sentir bem naquele local.
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