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22 November 2023

Comportamento do consumidor pós-pandemia

Adaptação, talvez seja a palavra-chave para os negócios que desejam se destacar e crescer nessa retomada pós-pandemia. É preciso entender o comportamento do consumidor e suas motivações, sejam externas e internas.

Existem 5 fatores que mudaram no pós-pandemia:

· Fator social: todo o círculo social, influencia o cliente no momento da decisão de compra. Antes da pandemia ele já era importante, mas no pós-pandemia, quem que as pessoas tiveram uma queda em seus rendimentos, esse fator ganhou ainda mais importância.
· Fator cultural: religião, gosto musical, educação e a linguagem, fazem parte do fator cultural. Esse fator sempre influenciou a compra, mas agora as empresas devem se preocupar ainda mais em oferecer um produto que seja personalizado a sua clientela!
· Medos e anseios: sem perceber nossas questões emocionais impactam no nosso consumo. Antes as pessoas tinham receio de comprar online, hoje o medo de sair de casa forçou as pessoas a realizarem suas compras online.
· Mercado e economia: antes da pandemia as pessoas compravam muitos objetos supérfluos, mas no pós-pandemia, eles estão privilegiando itens básicos, devido à alta da inflação. Investir em promoções, reduzir os preços e facilitar a forma de pagamento, são algumas formas de incentivar a compra.
· Prova social: a avaliação e a opinião de outros consumidores, continua fundamental para tomada de decisão! Para buscar por tal prova, os consumidores recorrem ao Google e às redes sociais.
 
Mudanças relacionadas ao Food Service

Além do que já falamos anteriormente, no setor de food service algumas mudanças vieram para ficar, são elas:

· Serviços de delivery;
· Take-out;
· Cardápio digital;
· Serviços de autoatendimento;
· Comanda eletrônica;
· Meios para pagamento digital.

Não perca a oportunidade de crescimento esperada para 2022, atualize o seu negócio!

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